2017
  2016
  2015
  2014
  2013

> Voltar

Carlos Martins apresenta novo álbum, Absence

 

  Absence é o novo disco de Carlos Martins
  No dia 9 de Dezembro às 18h30, no Cinema São Jorge em Lisboa, Carlos Martins, músico e compositor, apresenta o seu novo álbum, Absence, juntamente com o seu quarteto que tocará ao vivo quatro temas do disco.

  Depois de um longo período de afastamento, que incluiu outras paragens musicais, Absence marca o regresso de Carlos Martins, um dos melhores e mais inovadores músicos da sua geração. Este novo álbum,  uma “dedicatória de amor ao Bernardo (Sassetti) e ao seu inspirador talento como homem e artista”, privilegia os temas simples e melódicos, acompanhados por um intenso ambiente emocional. É uma ode aos silêncios, aos momentos de contemplação e à busca da espiritualidade interior, que parte da necessidade de entrar numa via mais espiritual e luminosa; um objecto artístico apurado pelo tempo, pela vida e pela busca incessante de novas experiências. Tudo isto se reflecte na forma como toca e no prazer com que o faz.
 
Absence surge 6 anos após Água, considerado o melhor CD de Jazz Nacional de 2008, numa revelação de outras dimensões da música pouco habituais em Portugal. A maturidade jazzística de Carlos Martins e a liberdade musical que os anos de carreira lhe permitem materializam-se ao lado de Alexandre Frazão, Carlos Barretto, Mário Delgado e Bernardo Sasseti, que ainda toca na última faixa e nos fala de “Um Sonho Bom”. Acompanhado por músicos de excelência que já nada têm a provar, Carlos Martins reafirma a originalidade e identidade da sua música e proporciona-nos sonoridades nobres e grandiosas, nesta que é uma das mais interessantes propostas do jazz nacional deste ano.

Carlos Martins conta já com uma longa carreira no âmbito do jazz e desempenha também o papel de director artístico da Associação Sons da Lusofonia, que programa eventos de referência como a Festa do Jazz, desde 2003 e o Lisboa Mistura, desde 2006. Este é o seu sétimo álbum enquanto líder.
 
Com o lançamento deste novo disco surge a reedição de Do Outro Lado, álbum de 2006 que tem como convidados Carlos do Carmo, Camané, Mayra Andrade e Ney Mato-Grosso.

Edições SONS DA LUSOFONIA